Dois confrontos sul-americanos abrirão as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA 2014™ neste sábado. O país-sede e o Chile já se enfrentaram 68 vezes com clara vantagem a favor do Brasil: 48 vitórias e 13 empates para apenas sete derrotas, além de um impressionante saldo de gols (159 marcados e 58 sofridos). Já a diferença entre uruguaios e colombianos é menor, com 18 vitórias da Celeste, 11 da Colômbia e nove empates.
A Seleção Brasileira venceu dois jogos no Grupo A e empatou com o México, mas vem crescendo na competição, assim como o astro Neymar. Já a equipe chilena sobreviveu ao acirrado Grupo B com uma vitória sobre a Austrália (3x1) e outra sobre a campeã Espanha (2x0), antes de oferecer sólida resistência à Holanda, de quem perdeu por 2 a 0. Vale notar que tanto Chile quanto Brasil possuem quatro jogadores importantes que correm o risco de receber um segundo cartão amarelo.
No Grupo D, composto por três campeões do mundo, tudo começou mal para o Uruguai na estreia contra a surpreendente Costa Rica. Mas o quarto colocado na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 se recuperou diante da Inglaterra (2x1) e se impôs diante Itália (1x0), embora tenha perdido o atacante Luis Suárez, punido com nove jogos de suspensão. Além disso, outros seis jogadores uruguaios estão sob a ameaça de um segundo cartão. Já a Colômbia realizou uma campanha impecável no Grupo C, vencendo as três partidas e marcando nove gols, ao passo que só havia colocado 14 bolas na rede em 13 partidas antes do Mundial.
Os jogosOitavas de final
Brasil x Chile, Estádio Mineirão, Belo Horizonte, 13h (hora local)
Colômbia x Uruguai, Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, 17h (hora local)
Você sabia?Série
A seleção colombiana não perde há dez jogos e está bem perto de igualar a sua sequência recorde de 11 confrontos sem derrota, estabelecida em 1996. O problema é que o próximo compromisso dos colombianos será contra o mesmo Uruguai diante de quem sofreram o último revés, no dia 20 de setembro de 2013 pelas eliminatórias do Mundial. Já o Brasil está invicto em casa há 40 jogos. A última derrota da equipe canarinho em solo nacional aconteceu no dia 21 de agosto de 2002 em Fortaleza, contra o Paraguai (1x0).
Estreias
Os uruguaios Luis Suárez (7 de fevereiro de 2007), José Giménez (10 de setembro de 2013) e Edinson Cavani (6 de fevereiro de 2008) fizeram as suas estreias com a camisa da seleção em partidas contra a Colômbia.
Invicto
O argentino José Pekerman, técnico da equipe colombiana, nunca foi derrotado em jogos de Copa do Mundo, totalizando seis vitórias e dois empates. Em 2006, quando ele treinava a Argentina, o confronto com a Alemanha pelas quartas de final terminou em igualdade (1 a 1 após prorrogação). Em seguida, a Albiceleste caiu por 4 a 2 na decisão por pênaltis.
Gols
O Brasil, que venceu Camarões por 4 a 1 na sua centésima partida em Mundiais, não marcava tantos gols desde 2006, quando derrotou o Japão pelo mesmo placar. Foi a 21ª vez em que o Brasil anotou quatro ou mais gols na história do torneio.
Jogadores suspensosLuis Suárez (Uruguai)
AmeaçadosNeymar, Ramires, Luiz Gustavo e Thiago Silva (Brasil); Eugenio Mena, Charles Aránguiz, Francisco Silva e Arturo Vidal (Chile); Carlos Sánchez e Fredy Guarín (Colômbia); Martín Cáceres, Walter Gargano, Egidio Arévalo, Fernando Muslera, Diego Godín e Diego Lugano (Uruguai) 
Você vai gostar de verA competição conta com 32 países participantes, agora reduzidos a 16 para as oitavas de final, mas o FIFA.com mostra que esta é a Copa de todo o mundo: "dos quase 3 milhões de ingressos vendidos para o Brasil 2014, cerca de 40% foram destinados a estrangeiros de mais de 200 países e territórios". Confira as nações de origem dos mais diversos torcedores, as histórias mais incríveis e estatísticas igualmente impressionantes. 
Os clássicos sul-americanos costumam proporcionar duelos tensos entre os rivais Brasil, Argentina e Uruguai, mas, conforme contamos há algumas semanas, esse não é o caso do Chile. Entre brasileiros e chilenos, o respeito supera a rivalidade.
Nesse dia em...Pela terceira vez nas oitavas de final, pela segunda em quatro anos e novamente em um 28 de junho, Brasil e Chile medirão forças nesse estágio da competição. Em 2010, no Estádio Ellis Park de Johanesburgo, a Seleção Brasileira se impôs por 3 a 0 com gols de Juan, Luís Fabiano e Robinho. Em 1998, no Parc des Princes em Paris, foi num 27 de junho que os brasileiros venceram os chilenos por 4 a 1 com dois de César Sampaio e outros dois de Ronaldo. Já no dia 13 de junho de 1962, em casa e pelas semifinais, os chilenos caíram por 4 a 2 com dobradinha de Garrincha e Vavá.
Divirta-se e ganhe prêmios!A partir do dia 27 de junho, um novo concurso fará parte da divertida seleção proposta pelo FIFA.com! Monte o seu Time dos Sonhos com os 736 jogadores da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e concorra a incríveis prêmios! Para participar do sorteio, envie a sua equipe ideal antes do dia 13 de julho de 2014. O esquema tático é o 4-3-3, mas você pode escolher qualquer jogador de linha para qualquer posição.