Powered By Blogger

Search This Blog

Monday, February 13, 2012

CARNAVAL DE RIO DE JANEIRO 2012: Cerca de 850 mil turistas devem chegar ao Rio para o carnaval










Taxa de ocupação de hotéis já é de 80,95%

Publicado:
Atualizado:

Bloco da Preta levou uma multidão ao Centro neste domingo
Foto: O Globo / Gustavo Stephan
Bloco da Preta levou uma multidão ao Centro neste domingo O Globo / Gustavo Stephan
RIO - Cerca de 850 mil turistas devem chegar ao Rio para o carnaval, segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira pelo Governo do Estado. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico mostram que este ano o evento irá movimentar mais de R$ 1,1 bilhão em recursos para a economia fluminense, gerando aproximadamente 250 mil postos de trabalho.
Além da capital, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Petrópolis, Paraty e Angra dos Reis estão entre as cidades mais procuradas pelos turistas. Em Cabo Frio, são esperados 600 mil visitantes, com movimentação de R$ 180 milhões.
— A expectativa é que o estado receba 20% mais turistas do que em 2011. Muitos visitantes também procuram por outros municípios, principalmente na Costa do Sol — disse, em nota, o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) já registrou 80,95% de ocupação nos hotéis da cidade para o período. Os bairros mais procurados são Flamengo/Botafogo (93,33%), Copacabana/Leme (85,5%) e o Centro (85%), por conta da proximidade com o Sambódromo.
Ainda de acordo com ABIH, os hotéis de três e quatro estrelas estão com maior ocupação, com 80,39% das reservas confirmadas. Já os cinco estrelas estão com 71,72% dos quartos vendidos. Em nota, o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, disse que os hotéis cinco estrelas estão sentindo o impacto da crise econômica na Europa e na América do Norte, o que justifica a baixa ocupação. Mas, segundo ele, a queda no número de turistas estrangeiros deve ser compensada pelo mercado nacional. “A resposta dos turistas brasileiros deve aparecer já nas próximas pesquisas, já que esse público costuma fechar os pacotes em cima da hora”, afirmou.
O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) também acredita que o número de hóspedes brasileiros para o carnaval deve crescer em relação ao de estrangeiros. Atualmente, 68% das reservas são de turistas nacionais.
— Com a consolidação da economia brasileira, os turistas nacionais prometem ser o grande público deste carnaval — disse o presidente do SindRio, Pedro de Lamare.

Maiôs monocromáticos vão invadir suas praias

Esqueça o biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho: o beachwear que vai pegar nesse verão tem modelagem geométrica e deve ser usado com maxiacessórios (editorial de moda multimídia)







Outros infográficos



No comments: