Powered By Blogger

Search This Blog

Monday, February 13, 2012

CARNAVAL DE RIO DE JANEIRO 2012: Candidatas ao posto de musa de folia de rua caem no samba


Finalistas do Prêmio O GLOBO de Blocos aproveitam o domingo de pré-carnaval

Publicado:
Atualizado: 3



As cinco finalistas do concurso das musas do carnaval de rua
Foto: Montagem sobre fotos de Pedro Kirilos / O Globo


As cinco finalistas do concurso das musas do carnaval de rua Montagem sobre fotos de Pedro Kirilos / O Globo
RIO - Elas mostraram que não basta ser musa, é preciso cair na folia. No agitado domingo pré-carnaval, Eliza Lacerda, Juliana Stuart, Laura Becker Gnattali, Maria Thalita de Paula e Rita Albano — as candidatas a musa do carnaval de rua pelo Prêmio O GLOBO de Blocos — vestiram a fantasia, tiraram os instrumentos musicais do armário e deram a largada na festa que só termina na Quarta-Feira de Cinzas.
Na madrugada de ontem, Laura se aprontou com piercing no nariz e aplique no cabelo para o show do bloco Sargento Pimenta, na Fundição Progresso. A atriz de 23 anos fez questão de elogiar as suas concorrentes na votação aberta no site do GLOBO: "São todas lindas". Sobre a possível conquista do título de beldade, Laura fez charme:
— Não me considero musa, fiquei muito surpresa. Mas meus pais, irmãos e até o namorado gostaram da ideia — conta a irmã da cantora Nina Becker.
Três candidatas se encontram no Fogo e Paixão
Pela manhã, o Fogo e Paixão, no Largo de São Francisco, teve a sorte de juntar três belas: Eliza Lacerda, ritmista do bloco e ainda Maria Thalita de Paula e Juliana Stuart. Eliza não só arrasou no surdo, como ainda subiu no carro de som e puxou alguns sucessos. Provocante, de maiô e legging pretos, a candidata não aparentava nenhum cansaço, mesmo após tocar com o Bangalafumenga, em São Paulo, no dia anterior.
— Preciso descansar para os quatro dias oficiais de folia. Estou preparando fantasias de flor, nega maluca e mágico — contou a batuqueira, de 30 anos.
Já a atriz e cantora Maria Thalita, também de 30, foi ao bloco só para se divertir e, de quebra, fazer campanha para conquistar o posto de musa. Ela e um grupo de amigas compareceram ao Fogo e Paixão vestidas de chacretes e ainda montaram um show do Chacrinha em pleno Largo de São Francisco.
— Realmente me considero a musa dos blocos porque trabalho no carnaval para fazer as coisas ficarem bem diverti$. Cuido da produção de todas as fantasias que minhas amigas usam — disse Maria Thalita, que usava meia arrastão, maiô colorido, luvas e penas de pavão na cabeça.
Quem também pulou carnaval ao som de sucessos da música brega foi Juliana Stuart, produtora do Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso. O dia da moça de 27 anos começou às 8h. Pelo telefone, comandou a chegada dos banheiros químicos e a montagem do palco em frente ao centro cultural, onde no fim da tarde rolaria desfile com os blocos Céu na Terra e Rio Maracatu.
— Consegui ficar uma hora no bloco antes de vir para a Fundição. É muito trabalho, mas também dá para curtir — contou ela, do alto da sacada.
Na Praia de Ipanema, a videomaker Rita Albano, de 30 anos, mostrou samba no pé e rebolado digno de passista na apresentação do Empolga Às 9, no fim da tarde. Em posse do chocalho, mostrou que também é nota dez quando o assunto é ritmo.
— Eu sou do samba. Já fui modelo quando era adolescente, mas ser musa é inédito. Não não vou negar que é sempre bom receber um elogio.


Blocos arrastam milhares de foliões na cidade neste domingo

Segundo a prefeitura, a cantora Preta Gil embalou cerca de 250 mil pessoas no Centro



Bloco da cantora Preta Gil embalou cerca de 250 mil pessoas na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, segundo estimativa da prefeitura
Foto: Gustavo Stephan / O Globo

Bloco da cantora Preta Gil embalou cerca de 250 mil pessoas na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, segundo estimativa da prefeitura Gustavo Stephan / O Globo
RIO - A maratona dos blocos carnavalescos continua na cidade. Milhares de foliões tomaram as ruas do Rio neste domingo. À tarde, só o bloco da Preta Gil arrastou cerca de 250 mil pessoas pela Avenida Rio Branco, no Centro, segundo estimativa da prefeitura. Acompanhada pela bateria Black com 34 ritmistas, a cantora animou o público com músicas como "O canto da cidade", da Daniela Mercury, e o samba “Exaltação à Mangueira”.
O Timoneiros da Viola desfilou em Madureira, na Zona Norte, e tirou o sorriso das cerca de 10 mil pessoas que caíram no samba ao longo da Estrada do Portela. O trio elétrico contou com a presença de Paulinho da Viola, o homenageado do bloco, a Velha Guarda da Portela, a cantora Teresa Cristina, a tia Surita, o compositor Monarco e o vice-governador Luiz Fernando Pezão.
O Empolga às 9 animou a juventude dourada no pôr do sol no Posto 9, na Praia de Ipanema, na Zona Sul. O bloco terminou sua apresentação no início da noite deste domingo ovacionado pelo público. O Empolga às 9, que este ano faz uma homenagem aos 80 anos do Cristo Redentor, levou cerca de 3 mil foliões, ao Posto 9, em Ipanema, segundo estimativa dos organizadores.
Pela manhã, a bagunça teve início com o bloco Gigantes da Lira, que arrastou a turma de foliões mirins pelas ruas de Laranjeiras. O desfile que estava marcado para às 9h começou com atraso por causa da chuva, que levou os organizadores a realizar uma reza para Santa Clara para melhorar o tempo.
No Centro, teve o bloco Escravos da Mauá, que mudou de dia: antes era na quinta. A concentração foi a partir de 10h30m, com saída às 13h, no Largo de São Francisco da Prainha, na Praça Mauá. O bloco reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo os organizadores. Também teve o Suvaco do Cristo na Zona Sul. Sua concentração começou às 11h na esquina das ruas Faro e Jardim Botânico. A porta-bandeira do bloco foi a apresentadora de tevê Cintia Howlett, que esbanjou simpatia em uma fantasia de sereia. A pequena Manoela, sua filha, também acompanhou a folia.
O bloco 'Fogo e Paixão', que reúne os amantes da música brega no Rio, também começou por volta das 11h, no Largo de São Francisco, no Centro do Rio. O grupo, que fica parado, fez uma bela homenagem ao cantor Wando, que morreu na semana passada, e era um dos musos inspiradores. A primeira parte da apresentação foi encerrada com uma chuva de calcinhas ao som do clássico do cantor que batizou o bloco.

Criatividade do 'Suvaco do Cristo' toma as ruas do Jardim Botânico

Bloco teve direito a fantasias de 'pôneis malditos' e '300 de Esparta'


Foliões tomam conta da Rua Jardim Botânico, na Zona Sul, durante o desfile do Suvaco do Cristo
Foto: Hudson Pontes / O Globo
Foliões tomam conta da Rua Jardim Botânico, na Zona Sul, durante o desfile do Suvaco do Cristo Hudson Pontes / O Globo
RIO - Uma coisa é certa no desfile do Suvaco do Cristo: criatividade. A chuva que caiu neste domingo na concentração do bloco, que existe há 27 anos, no Jardim Botânico, não impediu que grupos de foliões colocassem suas boas ideias na rua. Trinta mil pessoas, boa parte delas fantasiadas, pularam e se divertiram no desfile que começou, já sem chuva, por volta das 10h15m, depois que o presidente João Avelleira conclamou os foliões a brincarem sem violência.
Um dos grupos mais animados, os pôneis malditos, chegou cedo e fez sucesso durante todo o percurso do bloco. Formado por onze estudantes de engenharia da PUC-Rio, a turma usava roupas coloridas e chapéus que imitavam a cabeça do animal. Uma tenda acompanhava o grupo que, durante a coreografia ao som da música que fez sucesso no comercial do carro, se escondia embaixo do toldo.
Outro grupo que animou o desfile foi os 'drunk birds', uma brincadeira com o famoso jogo 'angry birds'. Ao todo, 50 passarinhos "voaram" pelo desfile na Rua Jardim Botânico. Mas o maior grupo foi o '300 de Esparta' que, na verdade, é formado por 160 homens e mulheres que criaram até uma página no Facebook.
Raimundo Mello, de 78 anos, era o espartano mais velho. Ele desfila há dez anos no Suvaco, e ainda pretende desfilar na pela Acadêmicos da Rocinha, na Sapucaí.
— Eu represento a pujança dessa galera. — contou Raimundo, que é avô de uma das organizadoras do grupo.
Seop prende 52 homens por urinarem na rua
A secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), que levou 220 pessoas entre agentes de controle urbano e Guardas Municipais, prendeu 52 homens que urinavam na rua. Todos foram levados para a 15ª DP (Gávea). Segundo a Riotur, havia 140 banheiros químicos espalhados pela concentração, percurso e dispersão do bloco.
De acordo com o subsecretário de Controle Urbano, Marcelo Maywald, no sábado foram 48 presos, entre eles 5 mulheres, por fazer xixi na rua durante os blocos:
— O processo de conscientização das pessoas é lento, mas estamos aprimorando o controle a cada ano — disse.
Os fiscais também apreenderam 50 carroças irregulares na dispersão do bloco, na Praça Santos Dumont, na Gávea. Dezenove veículos foram rebocados e 54, multados, por estacionamento irregular. A Polícia Militar atuou com 30 homens do 23º BPM (Leblon) vestidos com bermuda e camiseta branca oficial. Apenas uma tentativa de furto foi encaminhada à 14ª DP (Leblon).
Logo após o bloco, vinte e três garis começaram os trabalhos de limpeza da Rua Jardim Botânico. A Comlurb informou que havia 150 contêineres espalhados, e a quantidade de lixo recolhido será informada posteriormente.
Bateria foi homenageada em samba do bloco
A bateria do Suvaco, que este ano é a homenageada do bloco, saiu 120 ritmistas, sendo 50 deles da comunidade do Morro Santa Marta. A rainha de bateria do bloco, Cíntia Howlet, mesmo grávida de 9 meses, não faltou ao desfile. Com um médico ao lado, ela faz seu nono carnaval no cargo. Sobre desfilar grávida, ela afirmou ser muito mais emocionante.
O mestre-sala Davi Mico Preto, de 34 anos, que todo ano desfila ao lado de Cíntia, está desde os sete anos no bloco.
— Fui o primeiro mestre-sala do Suvaco e não pretendo parar — contou.

No comments: